Volume de água liberado pela usina de Três Marias passa para 3.000 m³/s

A Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais emitiu um novo alerta agora á tarde a todas as comunidades ribeirinhas abaixo da represa de Três Marias. Segundo a nota, em função da intensificação das chuvas que atingem a Bacia do Rio São Francisco, houve necessidade de aumentar a liberação de água do reservatório da hidrelétrica. No início da tarde de hoje, segunda-feira (09/01), o volume de água liberado pela usina passará para 3.000 m³/s. Devido à quantidade significativa de chuva nas últimas semanas, o volume de água que chega ao reservatório é maior que 4.000 m³/s.
Com a liberação de 3.000 m³/s, a população ribeirinha deve ficar em estado de alerta, pois o nível do rio nas cidades às margens do Velho Chico, dentre elas Pirapora, São Romão, São Francisco, Maria da Cruz, Januária, Itacarambi, Manga dentre outras, pode subir no decorrer desta segunda-feira, chegando a 4,5 metros. Isso equivale a um aumento superior a 1 metro no nível do rio nessa época.
Os técnicos da Cemig acompanham a chuva e os níveis do reservatório, do Rio São Francisco e de seus principais afluentes. O reservatório da represa de Três Marias será operado de maneira a minimizar os impactos ao longo do rio, emitindo novos alertas em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Estadual e a imprensa, à medida que se fizerem necessários.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

  1. Ha probabilidade de liberação de um fluxo maior de agua na represa em data 10 11/01/2012?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos