NORTE DE MINAS: ATLAS DETALHA INFORMAÇÕES SOBRE A FAUNA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

O primeiro volume do Atlas da Fauna em Unidades de Conservação do Estado de Minas Gerais aborda com detalhes a ocorrência das diferentes espécies de mamíferos nessas áreas do território. O trabalho foi editado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), e está disponível no site da instituição. Executada pela equipe da Diretoria de Pesquisa e Proteção à Biodiversidade, a obra disponibiliza mapas e informações sobre a presença de mamíferos nas regiões. Além disso, traz uma avaliação do estado atual das pesquisas e estudo sobre a ocorrência de espécies nas unidades de conservação.
Durante a produção do atlas, foram compilados dados de diversas fontes disponíveis, como publicações científicas, planos de manejo, planos de ação, livro vermelho de espécies ameaçadas de extinção e relatórios técnicos. Em 2012, será elaborado o segundo volume do atlas, enfocando a presença de vertebrados nas unidades de conservação. Segundo a gerente de Proteção à Fauna, Flora e Bioprospecção do IEF, Sônia Aparecida Cordebelle de Almeida, o trabalho é uma ferramenta para que a sociedade faça uma análise profunda sobre a riqueza de espécies presentes nas unidades de conservação estaduais.
“Os dados reunidos no atlas contribuem para o diagnóstico e o enfrentamento dos desafios que encontramos na proteção da biodiver-sidade”, afirma. Sônia observa que qualquer ação efetiva para conservação da biodiversidade requer conhecimento sobre os alvos de proteção e são fundamentais para elaborar políticas públicas de proteção da biodiversidade. “Estudos sobre locais específicos subsidiam a tomada de decisão, que no trabalho de conservação da natureza, tem efeito em escala regional”, finaliza.

NORTE DE MINAS

No atlas, disponível no site do IEF (www.ief.mg.gov.br), há informações sobre as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Parque Federal Cavernas do Peruaçu, que abrange os municípios de Bonito de Minas, Cônego Marinho, Itacarambi e Januária; Parque Estadual de Pandeiros, em Bonito de Minas e Januária; e Estadual da Serra do Sabonetal, em Itacarambi, Jaíba e Pedras de Maria da Cruz; dos Parques (PAR) Federal Cavernas do Peruaçu, em Itacarambi, Januária e São João das Missões; Federal Grande Sertão Veredas, em Itacarambi, Januária e São João das Missões; Parque Estadual de Grão-Mogol; e Estadual da Mata Seca, em Manga.
Há ainda informações sobre o Parque Federal Sempre-Vivas, em Bocaiúva, Buenópolis, Diamantina e Olhos DÁgua; Estadual da Serra das Araras, em Chapada Gaúcha; Estadual da Serra do Cabral, em Joaquim Felício e Buenópolis; e Estadual Veredas do Peruaçu, em Cônego Marinho; além da Reserva Biológica (Rebio) de Jaíba e Matias Cardoso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

  1. oi Pablo,
    por acaso acessei seu blog, que dinâmico nos traz bastante informações. Pbens.
    Visite-nos acessando:
    www.aquiondeeumoro.wordpress.com
    Abraços, Terezinha Souto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos