Gás natural no norte de Minas


Que o gás existe, existe. Há décadas que os moradores da região do Remanso do Fogo assam surubim no gás que brota da terra. O que demorou foi o início da exploração comercial. Uma enorme região na bacia do rio São Francisco foi demarcada e as respectivas concessões, leiloadas. Saiu na frente um consórcio de empresas, do qual participa o Governo de Minas, por meio da Codemig. No primeiro poço, o primeiro alarde: tem meia Bolívia de gás natural no bloco 132, em Morada Nova de Minas.
A notícia deve ter levado muitos empreendedores a retirarem projetos da gaveta. Com gás, a região vai se enriquecer. Hotéis, comércio, prestadores de serviço, proprietários de terra, todos soltaram foguetes. Sinal de novos tempos, de um novo eldorado.
Ao fato, seguiu-se uma intensa prospecção de gás e petróleo pelas estradas do Norte de Minas, o que chamou mais ainda a atenção do povo. Afinal, equipes vestidas com macacões vistosos da cor laranja, como os da Petrobras, capacetes e veículos do ano, como nunca ainda se tinha visto na região, vasculharam até os rincões. Colocaram estacas a cada 50 metros, todas com um código numerado, mesmo nas estradas de mais difícil acesso. Em seguida, outra turma vinha com equipamentos de GPS e fiação, provocando sismos na terra e armazenando os dados no computador. Os operários falavam em um supercomputador, capaz de processar todos os dados, online, mas não se sabe sua localização. Na região é que não era.
É, portanto, estranho, quando agora o consórcio que descobriu a meia Bolívia de gás vem a público informar que a exploração daquela riqueza esbarra no alto custo de extração, conforme publicou a imprensa. O consórcio chegou a solicitar mais prazo para definir pelo empreendimento à Agência Nacional do Petróleo.
A explicação geológica é técnica o suficiente para esclarecer pouco e confundir ainda mais. O gás não estaria em bolsões, mas armazenado em pequenas porosidades. Haveria ainda a limitação de equipamentos e, quem sabe, até de tecnologia.
Também no Norte de Minas, anunciou-se que existe muito minério de ferro, imensas jazidas no planalto de Rio Pardo de Minas, após a perigosa serra de Francisco Sá. Outro eldorado que até o momento não saiu do papel. Falta água para levar ferro por meio de mineroduto e uma estrada de ferro para colocá-lo no porto de Ilhéus, na Bahia. Ninguém aventou a possibilidade de construir uma siderúrgica para processar todo o minério.
O fato é que até o momento as informações são desencontradas. De real, mesmo, como nossas páginas também registraram, foi o aumento do fluxo de pessoas para a região com muitos horários de avião criados pelas companhias aéreas. Todos lotados.
É preciso ainda um planejamento para aproveitar essas riquezas naturais de modo que elas possam beneficiar também a população de toda uma região cujo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é baixo. (Portal HD)


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

  1. Muito procedente seu comentário. Parbenizo vc e sua equipe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos