Identidade dá solidez ao Hospital Regional de Janaúba

Dotar o hospital Regional de Janaúba de identidade própria fez bem ao sistema hospitalar da cidade e região, já que o Regional é referência para mais de 14 cidades.
O hospital regional de Janaúba que funcionou em caráter precário, através de razão social do Sagrado Coração de Jesus, que tem como mantenedor a Fundajan (Fundação de Assistência Social de Janaúba) por quase sete anos, foi dotado de identidade no início de outubro deste ano/2011.
Antes de ser realizada a cisão a administração Janaúba Bem Melhor para Todos, implantou no Regional: sistema de lavanderia, refeitório, sistema de esterilização além ter estruturado a contabilidade própria que permitiu a execução da cisão dos dois hospitais.
Pouco mais de dois meses após a dolorida operação de separação das "duas" instituições, o regional já trabalha com a estimativa de elevar de 28 para 68 o número de leitos do hospital, além de ter encontrado o caminho certo de viabilização da UTI para atendimento adulto, que agora será inaugurada decisivamente em fevereiro.
Na segunda-feira 26, reuniram-se, os presidentes dos conselhos deliberativo e fiscal, Isaildon Carlos Mendes e Charles André Silveira Dias, da Fundajan e a diretoria da Fundação Hospitalar de Janaúba, que recentemente assumiu a gestão do hospital regional, e o prefeito José Benedito Nunes Neto, além de representantes do funcionalismo. A reunião foi palco para se tratar da rescisão do contrato de trabalho de 66 servidores que prestavam serviços para o Regional e estavam sob o lastro empregatício da Fundajan, um velho problema que atormentava diretoria e funcionalismo, porém solucionado na segunda-feira. A prefeitura assumiu as despesas trabalhistas e fiscais pertinentes a esse quadro.
Já no ato da reunião o prefeito anunciou a destinação de 162 mil reais para acerto com os colaboradores, se comprometeu ainda em pagar a quantia de 28 mil reais por mês, durante oito meses, período em que a conta será amortizada.
O melhor de tudo é que os servidores da Fundajan estão sendo admitidos pela Fundação Hospitalar de Janaúba, quadro que beneficia a todos: o servidor que continuará empregado, a instituição e a população que continuarão contando com a experiência de profissionais de larga experiência.
O prefeito ressaltou que tem dispensado atenção especial à saúde, sendo investido mensalmente mais de 26%, da receita do município, quando o aconselhado por regulamento é de 15%. Tudo para melhorar as condições de atendimento hospitalar à população, o prefeito lembrou que todos os setores da saúde em Janaúba estão batendo meta, "na dengue, por exemplo, somos o município de menor incidência da doença no Estado, fomos premiados pelos órgãos de pesquisas dos governos pelos desempenhos no Viva Vida e pelos atendimentos na atenção primária", defendeu o prefeito.
Os recursos repassados para quitação das despesas com a rescisão são oriundos de devolução realizada pela Câmara de vereadores, que teve um excedente de R$162.000, 00 e que foi repassado integralmente para organização da situação trabalhista do sistema hospitalar de Janaúba.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou