Brasil tem 3,1 médicos a cada mil pessoas, aponta estudo do Ipea

Pesquisa do Ipea divulgada nesta terça-fira mostra que o Brasil tem uma média de 3,1 médicos para cada mil habitantes. O número é superior à média recomendada oela Organização Mundial da Saúde, que recomenda um médico a cada mil pessoas, e difere do levantamento divulgado pelo Conselho Federal de Medicina em 2011, que informou uma taxa de 1,95 médico por mil habitantes.
A taxa é maior na região Sudeste (3,7 profissionais) e menor nas regiões Norte e Nordeste (1,9 e 2,4). Em relação aos estados, a maior média está em Sergipe, com 4,2 médicos a cada mil pessoas, e a menor é do Maranhão, com taxa de 1,3.
A pesquisa mostra também o total de leitos de internação disponibilizados no país pelo Sistema Único de Saúde, pouco mais de 330 mil. Mais uma vez, a maior parte deles está no sudeste (38,7%), principalmente no estado de São Paulo (18%).
Além da saúde, o Ipea pesquisou também a distribuição do Bolsa Família, que teve 13,35 beneficiários em 2011, com investimento total de R$1,6 bilhão. Os estados com mais de um milhão de beneficiários são Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Pernambuco e Ceará.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos