Encontro Regional de Montes Claros

De 17 a 18 de outubro Montes Claros recebeu o Governo de Minas Gerais e mais de 150 entidades sociais para discutir, estratégias e políticas públicas para o Norte do Estado. Assim como aconteceu na região do Rio Doce, a sociedade civil organizada debateu o planejamento governamental e, a partir daí, elegeu suas prioridades para serem implementadas.
Na solenidade de abertura, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, destacou a importância do evento.
-Este encontro inaugura um novo tempo em Minas Gerais. No Choque de Gestão, priorizou-se as condições de governança e o equilíbrio orçamentário. Depois, no Estado para Resultados, buscamos entregar resultados do governo para a sociedade. E agora, na Gestão Participativa, queremos trazer a sociedade para participar das estratégias de governo, afirmou.
Os representantes da sociedade civil, formados por ONGs; fundações; conselhos comunitários e municipais do Norte de Minas foram organizados em dez grupos, para discutir as propostas do Governo e debater as prioridades de cada área para a região.
Durante o encontro foram discutidos projetos nas seguintes redes transversais de desenvolvimento: saúde; cidades; ciência, tecnologia e inovação; defesa e segurança; desenvolvimento econômico sustentável; desenvolvimento rural; desenvolvimento social e proteção; educação e desenvolvimento do capital humano; identidade mineira e também infraestrutura. A expectativa dos participantes com o encontro é a maior possível.
Representantes de regiões carentes do Norte, o público inscrito busca, dentro da diversidade dos temas, inserir suas demandas entre as prioridades que serão eleitas na plenária final do Encontro Regional.
-A palavra chave para nós aqui é esperança. Estamos muito esperançosos de que essa reunião vá atender aos nossos anseios, não só da nossa comunidade, mas da saúde em geral, diz Maria de Lourdes Carvalho, da Comunidade Terapêutica Irmã Erlinda, de Janaúba, inscrita na Rede de Saúde.
A entidade, que existe há 23 anos, tem como única fonte de arrecadação as doações e o trabalho do voluntariado.
Participante da Rede de Identidade Mineira, Maria Manoelita Caldeira se diz surpreendida positivamente com a iniciativa do Governo.
-Eu entendo que não há maneira melhor de conhecer a realidade de uma região do Estado do que vir pessoalmente até o local ouvir o que o povo tem a dizer. Acredito que o caminho é esse. Com investimento e apoio, esse encontro pode render frutos para o povo do Norte, avalia.
Contemplar a diversidade existente nas várias microrregiões do Norte de Minas é um desafio. Consciente disso, os agentes governamentais procuraram captar essa diversidade, no Comitê Regional do Norte de Minas, em junho passado, incluindo entidades que representem a maior variedade possível de temas.
Ao final do encontro foi elaborado um caderno de prioridades estratégicas regionais. Cada grupo priorizou até dois projetos por área. Na plenária final, a Ouvidora-Geral do Estado, Célia Barroso, deu posse a um representante e dois suplentes por rede, que irão acompanhar a implementação das prioridades da região.






Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos