Universitário Cidadão - Governador ministrará aula inaugural nesta sexta-feira

Montes Claros vai se transformar na capital de Minas Gerais, nesta sexta-feira, 15, quando o governador Antonio Augusto Anastasia estará na cidade para despachar com secretários, anunciar decisões e participar das atividades do Dia do Governo nos Gerais, promoção da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e da Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas (Adenor).
Porém, a transferência da sede do Governo para Montes Claros tem outra importante missão: apresentar o projeto Universitário Cidadão, nova ferramenta do Estado para combater a pobreza nos municípios com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).
Professor, o próprio governador Antonio Anastasia se colocou à disposição para ministrar a aula inaugural, às 14 horas de sexta-feira, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), quando vai abordar o tema Combate à Pobreza e as Universidades. Promoção da secretaria de Estado para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), o Universitário Cidadão tem como objetivo aproximar as instituições de ensino superior e seus alunos do trabalho de enfrentamento à pobreza nas cidades com baixos IDH.
O contato dos estudantes e professores com o governador é apenas um dos passos do Universitário Cidadão, que começou a ser viabilizado no primeiro semestre pela Sedvan, através do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene). Queimadas as etapas de seleção das universidades com seus respectivos cursos e estudantes, o projeto parte agora para a agenda de capacitação, que terá início nesta quinta-feira, 14 e segue até o sábado, 16, quando as delegações viajam para as cidades com os mais baixos IDH de Minas Gerais para os trabalhos de campo, quando os universitários terão contato com a realidade de cada um dos municípios selecionados.

ALINHAMENTO
Antes da capacitação, passos paralelos foram dados para viabilização do Universitário Cidadão, entre eles as visitas dos precursores do Instituto Travessia - contratado para operacionalizar o projeto - às cidades participantes para traçar um perfil de cada localidade. Em parceria com as instituições de ensino superior da região, foram formadas equipes interdisciplinares que atuarão em 12 municípios de menor Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS), distribuídos em seis rotas no Norte e Nordeste de Minas Gerais: Bonito de Minas, Itaipé, Mamonas, Montezuma, Nova Belém, Palmópolis, Pedras de Maria da Cruz, Rubelita, Santo Antônio do Jacinto, São João do Manteninha, Setubinha e Virgem da Lapa.
Posteriormente, o Idene e o Instituto Travessia promoveram reuniões em cada região, para alinhamento das expectativas, diretrizes para seleção dos estudantes, demandas das administrações municipais e universidades, mobilização dos participantes e apresentação do cronograma de atividades da interação social. Em Montes Claros, as reuniões aconteceram no dia 30 de junho, com as presenças da assessora especial do Idene, Raquel Ulhoa, e da representante do Instituto Travessia, Marília Rocha, além de representantes do sistema Sedvan/Idene. Pela manhã, o encontro foi com representantes dos municípios no escritório regional do Idene, sendo que à tarde foi com representantes das universidades na Unimontes.

PROGRAMAÇÃO
O passo seguinte será a agenda de capacitação, com a participação dos estudantes, equipe técnica, professores e supervisores. Nesta quinta-feira, 14, às 17 horas, está prevista a chegada dos alunos das regionais de Teófilo Otoni e Diamantina e das instituições de ensino superior de Bocaiuva, Salinas, Januária e Nova Porteirinha a Montes Claros.
Na sexta-feira (15), as atividades serão retomadas às 8 horas, também no Sesc, com o credenciamento dos alunos de Montes Claros, seguido de boas vindas e apresentação da Sedvan abordando a Missão e os Desafios do Projeto. Às 9h30 está prevista a apresentação da Agenda de Trabalho do Projeto Universitário Cidadão. Uma hora depois será feita a abordagem do Manual de conduta – Construindo regras de convivência. Às 11h30, serão apresentadas as estratégias de comunicação no Projeto Universitário Cidadão, seguidas de explicação sobre os critérios do prêmio de melhor aluno do Projeto Universitário Cidadão. O almoço será às 12 horas.

AULA INAUGURAL
Na parte da tarde, as atividades serão desenvolvidas na AABB, sendo que às 14 horas o governador Antonio Augusto Anastasia ministrará a aula inaugural abordando o tema O Combate à Pobreza e as Universidades. Às 15 horas, apresentação cultural. Já no sábado, dia 16, será feita a divisão dos grupos de trabalho por rotas/cidades e construção coletiva do planejamento. Às 10 horas, apresentação dos resultados dos grupos.
Às 13h30 acontecerá a saída das delegações para o trabalho prático nas cidades com baixo IDH, com participação das faculdades Funorte, FIP-MOC, Favag, Santo Agostinho, Unipac, Prisma, FASI/Santa Casa, Instituto Federal de Educação de Salinas e Januária, e as universidades Unimontes e UFMG
No dia 11 de agosto, será feita a seleção e a premiação dos melhores relatórios de diagnósticos do Norte de Minas, em Montes Claros; no dia 12, os do Vale do Jequitinhonha, em Diamantina; e no dia 16, os do Vale do Mucuri, em Teófilo Otoni.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos