Sedru anuncia elaboração do plano estratégico do Norte de Minas

Com a participação do governador Antonio Anastasia, empresários, prefeitos e de vários integrantes do primeiro escalão do executivo estadual, a secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana - (Sedru) anunciará nesta sexta-feira, 15, em Montes Claros, o início da elaboração do Plano Regional Estratégico das microrregiões de Grão Mogol, Janaúba e Salinas. Nos próximos anos, a previsão é de que a região receberá investimentos da ordem de R$ 7 bilhões, na exploração de jazidas de minério de ferro por parte de grandes empresas nacionais e multinacionais.
A apresentação do plano acontecerá durante o Dia do Governo de Minas nos Gerais – Novos Investimentos e Sustentabilidade, que está sendo promovido pelo governo do Estado em parceria com a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e com a Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas Gerais (Adenor). O evento, que será realizado no auditório da Amams, será aberto às 9 horas pelo governador Antonio Anastasia.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto entende que o Plano Regional Estratégico será uma ferramenta capaz de prever os possíveis riscos e estabelecer os impactos diretos e indiretos que 36 cidades do Norte de Minas vão sofrer com os empreendimentos de empresas multinacionais da área de mineração. Entre as empresas que já anunciaram interesse de atuação no Norte de Minas estão a Vale S.A; a Carpathian Gold, através da Mineração Riacho dos Machados; e a Sul-Americana de Metais. O Plano vai traçar diretrizes para a estruturação dos municípios nas áreas da saúde, educação, defesa social, formação profissional, mobilidade urbana, habitação e saneamento, visando atender o aumento de demandas a curto, médio e longo prazos. 

ABRANGÊNCIA

Entre os municípios localizados no entorno de Grão Mogol, Janaúba e Salinas o Plano Regional Estratégico envolverá Águas Vermelhas, Berizal, Curral de Dentro, Divisa Alegre, Fruta de Leite, Indaiabira, Montezuma, Ninheira, Novorizonte, Rio Pardo de Minas, Rubelita, Salinas, Santa Cruz de Salinas, Santo Antônio do Retiro, São João do Paraíso, Taiobeiras, Vargem Grande do Rio Pardo, Botumirim, Cristália, Grão Mogol, Itacambira, Josenópolis, Padre Carvalho, Catuti, Espinosa, Gameleiras, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Mato Verde, Monte Azul, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados e Serranópolis de Minas.
O Plano Estratégico do Norte de Minas será o quarto a ser elaborado pela Sedru. O primeiro foi concretizado em 2008 na região de Divinópolis. Posteriormente foi elaborado o plano estratégico da microrregião de Passos e, por último o plano do Alto Paraopeba que merece destaque, pois se tornou um marco em planejamento regional recebendo, em 2010, o prêmio Excelência em Gestão Pública do Estado de Minas Gerais.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou