Minas Gerais está no páreo para ter fábrica da BMW


A escolha do Brasil como local da nova fábrica da BMW - dona das marcas Rolls Royce, Mini e Husqvarna - reacende a esperança do Norte de Minas em receber o empreendimento. A cidade de Montes Claros já havia sido consultada pelo Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), sobre as condições logísticas e de infra-estrutura da cidade para receber o investimento.

Além de Minas, ao menos outros cinco Estados estariam sendo sondados pela montadora. Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia e Santa Catarina estudam incentivos fiscais para atrair a empresa. Oficialmente, ainda existe uma disputa entre o Brasil e o México pela sede da primeira fábrica da BWM na América Latina, mas a imprensa e blogs especializados, tanto brasileiros quanto mexicanos, dão como certa a vinda da fábrica para o Brasil. A decisão formal da BMW sobre o assunto está marcada para outubro deste ano.

Em entrevista à imprensa no último mês, o presidente do grupo BMW no Brasil, Jörg Henning Dornbusch, disse que a fábrica tinha grandes chances de ser no Brasil em razão de o mercado ser grande e de ainda haver muito potencial a ser explorado. O executivo também adiantou que a eventual fábrica na América Latina iria seguir o modelo SKD (conjuntos semidesmontados), com a maior parte das peças sendo produzidas no exterior e apenas montadas no Brasil. Esse regime demanda uma estrutura menor e investimentos mais modestos.

Como ainda não existe anúncio oficial da montadora e nem se sabe quais serão os subsídios oferecidos, não há previsão do valor que será investido e nem do volume de empregos que poderão ser gerados.

Incentivo. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Montes Claros, Edgar Santos, "a cidade oferece toda a infra-estrutura necessária para receber a fábrica", diz. A expectativa, segundo ele, é que os poderes municipal e estadual se unam para elaborar um pacote atraente de incentivos para a montadora alemã.

Falta dos benefícios da área da Sudene dificulta
A queda da Medida Provisória (MP) 512 no Congresso, que previa benefícios fiscais para municípios da área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), é um obstáculo a ser enfrentado pela cidade de Montes Claros na disputa pela atração da fábrica da BMW. A cidade só entrará nessa área em 2010.

A Sudene abrange 168 municípios mineiros do Norte do Estado e do Vale do Jequitinhonha. O veto da MP dificulta a aplicação do plano do governo de Minas Gerais, de aproveitar os incentivos para criar um pólo automobilístico na região. No próximo dia 15, o governador Antonio Anastasia visita Montes Claros e se reúne com prefeitos da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Montes Claros, Edgar Santos, a intenção é discutir alternativas econômicas e fiscais para compensar as perdas decorrentes da queda da medida provisória.




Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

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