Câmara aprova repasse para a Funadem

O repasse de R$ 900.000,00 foi aprovado por 9 votos a 3. Mesmo os vereadores que votaram a favor assumiram que essa verba deveria servir também para apoiar outras modalidades esportivas na cidade.
BRUNO ALBERNAZ
Repórter

Como já era esperado, foi aprovado na reunião ordinária da Câmara Municipal, ontem, 07, o repasse de novecentos mil reais para o time de vôlei de Monte Claros. O projeto de lei nº 118/2011 autorizou o repasse para a Fundação de apoio educacional de Montes Claros (Funadem) e foi votado em regime de urgência a pedido do vereador Marcos Nem (PR).
Marcos Nem direcionou seu discurso para o lado social da Funadem. De acordo com o vereador, o repasse beneficia não só o time de vôlei da fundação, mas todo um trabalho social que é desenvolvido através do esporte, como o projeto Viva Vôlei.
O vereador afirmou ainda que o recurso para o repasse financeiro à fundação não é retirado de outras áreas como saúde e educação, mas da própria verba destinada ao esporte.
- Muitos dizem que esse dinheiro é retirado da saúde, mas há uma emenda no projeto que diz que o repasse é totalmente feito com verba do esporte. Sendo assim, nada mais justo do que favorecer a uma iniciativa que nos últimos anos levou o nome da nossa cidade por todo o país – argumenta o vereador.
Sem discutir se o repasse é feito ou não com verba própria do esporte, o vereador Pastor Altemar (PSC), um dos três a votar contra, elucidou que não é contrário ao time de vôlei, mas é contra o regime de urgência e a prioridade somente dessa modalidade e, especificadamente, desse time em detrimento das demais modalidades esportivas.
- O time de Montes Claros realmente elevou o nome da nossa cidade em matéria de esporte, mas não podemos aprovar um projeto como esse em regime de urgência, pois temos outras prioridades para com o povo de Montes Claros. Quero ressaltar também que a nossa cidade, que sempre teve muita representatividade em todos os esportes, hoje se resume apenas ao vôlei – elucida Altemar.
Embora tenha votado a favor do repasse, o vereador João de Deus (PPS) compactua com a ideia do pastor Altemar, pois defende que todos os esportes devem ser beneficiados da mesma forma, com uma divisão por igual de repasses.
- Devemos investir no vôlei, mas também devemos olhar para os outros esportes, já que a verba é destinada ao esporte, temos que olhar para quadras esportivas em muitos bairros que estão em péssima situação. São nessas quadras que a maioria dos montes-clarenses tem a oportunidade de praticar alguma modalidade esportiva – argumenta João de Deus.
O vereador Cláudio Rodrigues (PPS) votou contra o repasse e também compartilhou da idéia de que outros esportes devam ser atendidos. Mais que isso, o vereador questionou sobre a verdadeira finalidade da Funadem e declaradamente afirmou que o time de vôlei representa interesses políticos.
- Quando se fala em vôlei na cidade de Montes Claros, não falamos somente de um time bem sucedido, mas sim de um ato político estratégico. Tenho números que mostram a quantidade de dinheiro que é gasta com esse time tanto em hospedagem e transporte quanto em contratações e publicidade. Reconheço o sucesso do time, mas esse sucesso seria muito mais reconhecido se não fosse obtido por influência política direta – enfatiza Cláudio Rodrigues.
Entre o público presente na Câmara, as opiniões se divergiram. Rodrigo Lopes, de 26 anos, afirma que o repasse é válido, pois a cidade há muito não sentia uma efervescência tão forte no esporte.
- O nome de Montes Claros há muito tempo não tinha tanta repercussão nacional no esporte. Não posso deixar de falar também que além do vôlei, o time de futebol do Funorte é outro grande nome da nossa cidade hoje e também merece essa consideração do poder público – avalia.
Já para Vitor Queiroz Lenoir, também presente na plateia, o repasse de verba para a Funadem não deveria ser prioridade para o município. De acordo com ele, a cidade tem muitos outros problemas que precisam da atenção da administração municipal.
- O repasse seria até válido se a cidade não tivesse outras prioridades. Aprovar um projeto como esse, em regime de urgência, é uma falta de consideração com todos os moradores de Montes Claros. O esporte deve sim ser incentivado, mas no meu ponto de vista esse repasse poderia esperar, e em regime de urgência deveriam estar assuntos mais relevantes para o município – analisa.


Fonte: O Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos