Mineradoras querem o Norte de Minas


O Norte de Minas depende de investimentos em infra-estrutura para que uma série de projetos privados planejados para a região possa sair do papel. Pelo menos duas grandes mineradoras - MMX e Mineração Usiminas (Musa) - admitem que não dão prosseguimento às pesquisas geológicas na área por não terem condições logísticas de escoarem uma eventual produção.

"Fazemos pesquisas em várias regiões do Brasil, inclusive no Norte de Minas, mas esse não é o nosso foco porque está longe do porto e não há condições de transportar o minério", disse o diretor-executivo da Mineração Usiminas, Wilfred Brujin.

Essa também foi a justificativa dada pelo presidente da MMX, Roger Downey. "Estamos concentrando nossas atividades no Estado em Serra Azul e em Bom Sucesso, porque a questão logística inviabiliza investimentos em outras regiões de Minas Gerais", afirmou. Segundo a empresa, a previsão de investimentos de R$ 3,5 bilhões no Estado nos próximos cinco anos não inclui aportes no Norte de Minas.

Atração. O subsecretário estadual de Desenvolvimento Mínero-Metalúrgico e Política Energética, Paulo Sérgio Machado Ribeiro, disse que o governo de Minas ainda aguarda retorno do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre o financiamento dos estudos de viabilidade para a construção de uma ferrovia de cerca de 200 quilômetros na região. O custo da obra seria de R$ 1 bilhão.

Uma série de pesquisas geológicas realizadas no Norte apontam uma superjazida de minério de ferro, com reservas estimadas em 12 bilhões de toneladas.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos